Sementes: Chia x Linhaça

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De alguns anos para cá tornou-se cada vez mais comum o consumo de sementes na alimentação. Várias opções estão disponíveis no mercado e as combinações e formas de consumir são tantas que é impossível enjoar!

Duas das sementes mais ricas para a saúde que você irá encontrar são as sementes de chia e linhaça dourada.

Confira alguns de seus benefícios:

Chia

De todas as sementes, a chia proporcionalmente é a mais proteica, e por isso é muito indicada para quem pretende ganhar massa muscular na academia.

Entre os seus nutrientes estão o ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, selênio, zinco e cobre. Ela contém mais cálcio que o leite e mais ferro que o espinafre. É também um poderoso antioxidante que ajuda a evitar a ação destrutiva dos radicais livres, aquelas moléculas instáveis que contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças.

Ela promove saciedade já que, quando ingerida, forma um gel no estômago. Então também é indicada para quem quer perder peso. Você pode ver esse efeito ao misturar a chia com um pouco de água.

A chia é altamente recomendada para diabéticos porque ajuda a equilibrar a taxa de glicose no sangue. É também rica em fibras, melhorando o funcionamento do intestino.

Linhaça

Existem dois tipos de linhaça que encontramos facilmente por aí, a linhaça marrom, de origem mediterrânea, e a linhaça dourada, típica do clima frio. As duas variantes possuem os mesmos benefícios mas a vantagem da linhaça dourada é o seu sabor que é um pouco mais suave.

Os nutrientes da linhaça são as vitaminas do complexo B, C e E, ômega 3, 6 e 9, zinco, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e ferro. Ajuda a combater e evitar a anemia, é rica em fibras promovendo um melhor processo digestório e evita a retenção de líquidos.

Ela contém um fitoestrogênio chamado lignana, que além de ser antioxidante, pode ajudar a evitar o câncer de mama, além de ajudar a regular os hormônios melhorando os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.

Um outro uso muito útil da linhaça que é recomendado em especial para vegetarianos e veganos, é o de utilizar a linhaça como uma substituição para o ovo. O efeito de “liga” nas receitas será o mesmo. Para substituir um ovo na receita serão necessárias três colheres de sopa da semente de linhaça. Coloque as sementes de molho em meio copo de água e espere 4 horas antes de usar. Para receitas com mais ovos basta aumentar a quantidade de linhaça nessa proporção de 3 colheres de sopa da semente para cada ovo.

Uma das diferenças entre a linhaça e a chia é que, enquanto a chia pode ser consumida inteira, a linhaça é mais aproveitada pelo organismo quando moída. Para facilitar é possível encontrar as duas sementes já trituradas na forma de uma rica farinha.

Farinha de Linhaça - Artfarinha de chia - art

Mas no geral, as duas sementes são ricas e nutritivas e como uma alimentação saudável é sinônimo de bem-estar e longevidade, por que não incluir as duas no seu dia a dia? Aproveite o melhor dos nutrientes da natureza! Você encontra as sementes e farinhas de chia e linhaça tanto em nossas lojas físicas como na loja virtual.

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