Saiba quais são os alimentos bons e ruins para o coração

» Saiba quais são os alimentos bons e ruins para o coração

Um coração em forma depende de uma alimentação saudável. Com o objetivo de alertar sobre a importância da manutenção da saúde cardíaca, listamos alguns alimentos considerados amigos do coração e vilões. Você sabia que alguns nutrientes como fibras, ômega 3, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas (gorduras benéficas) estão entre os benéficos e outros como sódio, açúcar e gorduras saturadas como vilões?

Para consumir os alimentos benéficos para o coração e reduzir o risco de doença cardíaca, é necessário ter uma dieta equilibrada. Seguem algumas dicas e receitas que contribuirão para o bem-estar do seu coração.

Alimentos amigos do coração:

– Peixes(em especial salmão e sardinha): ricos em ômega 3(gordura benéfica) e pobre em gorduras saturadas (gordura prejudicial), age como um potente protetor cardíaco, diminuindo consideravelmente os riscos de enfarto e outras doenças associadas.

– Aveia: fonte de fibras, potássio, folato e ômega 3, auxilia na redução do LDL(colesterol ruim) este em altos níveis é um dos gatilhos para doenças cardíacas.

– Sal Rosa do Himalaia: este sal tem como propriedade regular a pressão arterial, desta forma contribui para a prevenção de doenças cardíacas, deve substituir o sal convencional.

– Tomate: Rico em um antioxidante chamado licopeno, auxilia na limpeza das artérias e no bloqueio dos radicais livres,protegendo o coração, além de fibras, que reduzem o colesterol ruim (LDL)

– Quinoa: Possui grande quantidade de fibras, desta forma auxilia no controle do colesterol total, em especial na diminuição do LDL(colesterol ruim)

– Azeite de Oliva extra virgem: Fonte de gordura monoinsaturada (gordura benéfica) reduz o colesterol total, em especial o LDL(colesterol ruim)

– Abacate: Também é rico em gordura monoinsaturada, além de contribuir para a diminuição do LDL e aumento do HDL(colesterol bom), também potencializa a absorção de carotenoides importantes para a saúde do coração.

– Semente de Linhaça Dourada: Rica especialmente em ômega 3 e ômega 6, atua como protetor cardíaco, além de conter grande quantidade de fibras que controlam o LDL(colesterol ruim)

– Castanha do Pará e Nozes: Fonte de gorduras monoinsaturadas, selênio e fibras contribuem para a redução do LDL (colesterol ruim)

– Frutas vermelhas e roxas(fambroesa, amora, uvas, bluebarry, açaí, morango): Ricas em potentes antioxidantes e antiinflamatórios, protegem o coração contra o ataque dos radicais livres, assim como na redução do LDL.Importante: a uva deve ser consumida com a casca, onde está a maior quantidade desses antioxidantes.

– Leguminosas(feijões, soja, lentilha) Fonte de ômega 3 e fibras auxiliam na redução do colesterol ruim LDL.

Alimentos vilões do coração:

– Sódio: eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame.

OBS: alguns alimentos industrializados e embutidos apresentam grande quantidade de sódio na composição, não adianta controlar o sal da mesa ou das preparações culinárias, se esses alimentos não forem consumidos com muita moderação.

– Açúcar: em excesso pode levar à obesidade, diabetes e lesão arterial. Além de controlar a quantidade consumida, dê preferência ao açúcar mascavo e demerara, estes contêm maior quantidade de nutrientes e são menos maléficos ao coração.

– Frituras, alimentos industrializados, embutidos, pães e bolos gordurosos, leite integral, cremes e molhos e carnes gordas: ricos em gordura saturada, esta é a grande vilã do coração já que eleva colesterol ruim, deposita gordura nas artérias contribuindo para a arteriosclerose.

Receitas para a saúde do coração:

Sardinha ao forno com farofa de quinoasardinha2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes Sardinha:

500 g de sardinha abertas, temperadas com pimenta-do-reino limão e sal

1 cebola media fatiada

3 tomates picados

Orégano

1/2 xicara de cheiro verde picados

4 colheres azeite extra virgem

Ingredientes Farofa:

100g de quinoa real em flocos

1 cebola picada

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Sal á gosto

Cheiro verde á gosto

Modo de Preparo:

Forre uma forma refratária com uma parte da cebola, faça uma camada com as sardinhas abertas, depois a outra parte da cebola fatiada, os tomates picados, salpique um pouco de sal, orégano e cheiro verde

Por cima de tudo regue o azeite

Cubra com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por 15 minutos

Tire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos

Para a farofa, refogue a cebola no azeite, acrescente a quinoa e tempere com sal e cheiro verde á gosto.

 

– Salada Verde com molho de abacate e Nozes

Salada Verde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

Folhas verdes(alface, rúcula e agrião)

1 abacate sem casca e picado

2 dentes de alho

Sal á gosto

Suco de 1 limão

½ pimenta dedo de moça sem sementes

2 colheres(sopa) de azeite extra virgem

Cheiro verde á gosto

50g de nozes picadas

Modo de Preparo:

Lave as folhas e reserve. Bata no liquidificador: o abacate, a pimenta, o sal, o alho, o limão, até formar uma pasta homogênea, acrescente o cheiro verde e misture o molho à salada,finalize com as nozes picadas.

Suco Protetor do coração

Suco para o coração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

10g de framboesas

10g de bluebarry

5 morangos

200ml de água de coco

Modo de Fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, tome sem coar e sem adoçar

 

Salada de Grão de Bico com Salmão

 

Salada Grão de Bico

 

 

 

 

 

 

 

 

400 gramas de salmão
250 gramas de grão de bico deixar de molho de véspera e cozinhar em panela de pressão por 15 a 20 minutos com 3 folhas de louro
sal
6 folhas de louro
cheiro verde á gosto
suco de 2 limões

2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada

2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Cozinhar o salmão em água com 3 folhas de louro durante 15 minutos.

Desfiar o salmão e incorporar o grão de bico, a linhaça e os temperos(limão, sal, cheiro verde, alho e o azeite)

Leve à geladeira por 2 horas antes de servir

 

No Empório do Mel você encontra produtos benéficos ao coração, acesse a nossa loja virtual

post relacionado

Deixe um comentário.




This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.