Própolis: o antibiótico mais antigo do mundo

» Própolis: o antibiótico mais antigo do mundo

Quando o tempo começa a esfriar e aquela dorzinha de garganta chata aparece, nada melhor do que uma borrifada de própolis para aliviar. Além de amenizar os sintomas, seu sabor forte elimina o gosto ruim que fica na boca e na garganta. Mas se engana quem pensa que o própolis é bom apenas quando estamos doentes. Ele é um excelente antioxidante e o seu consumo diário é sinônimo de saúde e bem-estar o ano todo! Mas antes de falarmos dos seus benefícios, vamos saber um pouco mais sobre a sua história!

Própolis: um alimento milenar

Existem relatos que mostram que o uso do própolis já era comum no antigo Egito, na Assíria, na Grécia e em Roma. Um dos maiores filósofos de todos os tempos, Aristóteles, foi uma das primeiras pessoas a estudar o uso medicinal do própolis para o tratamento de feridas. E é da Grécia também que vem a origem do nome própolis. Enquanto “pro” significa “em favor de”, “polis” significa “cidade”, então própolis pode ser entendido como algo que protege a cidade, e a cidade que estamos falando neste caso é a colmeia!

Mas o que é o Própolis?

O própolis é uma resina vegetal encontrada em diversas plantas que as protege contra parasitas, bactérias e outros agentes contaminantes. As abelhas perceberam isso e passaram a recolher o própolis das plantas para utilizá-lo no lugar mais vulnerável de toda casa, a entrada.

Apesar de ser possível encontrar o própolis por toda a colmeia, é na entrada que a sua concentração é maior, evitando que qualquer doença ou sujeira entre na casa das abelhas. Além de desinfetar e evitar a entrada de vírus e bactérias na colmeia, o própolis também funciona como proteção térmica mantendo a temperatura ideal para as abelhas e suas larvas. E não é só para as plantas e abelhas que o própolis faz bem, mas para humanos também!

Própolis e Saúde

Se antigamente os benefícios do própolis eram resultado da simples observação, hoje vários estudos apontam que o própolis é realmente um dos antibióticos naturais mais antigos do mundo!

É claro que em casos graves de infecção e de algumas doenças não devemos nos tratar apenas com o própolis e que é sempre fundamental consultar um médico antes de qualquer tratamento, mas uma ajuda natural para aliviar os sintomas sempre é bem-vinda não é mesmo?

E no caso das bactérias, a vantagem do própolis é que ele consegue agir apenas sobre as nocivas, preservando as bactérias que são boas para a saúde, como por exemplo, as que vivem no trato intestinal. Por ser antiviral e antifúngico, o própolis ajuda a proteger todo o trato respiratório e a evitar resfriados, gripes, pneumonias e bronquites, além de possuir um leve fator anestésico e aliviar os sintomas de amidalites, dor de garganta, de dente, aftas, entre outras.

É também um ótimo tônico do sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e combatendo infecções. Ajuda a tratar feridas, dermatites e úlceras.

Própolis Verde

O própolis mais comum de se encontrar é o negro, seja na sua forma de extrato ou de spray, que pode ter diversos sabores. Mas outra forma muito boa do própolis é o extrato de própolis verde, um própolis especial proveniente do alecrim-do-campo. Além de conter as mesmas características e benefícios do própolis comum, seu poder antioxidante é considerado ainda maior, auxiliando a evitar doenças como o câncer. Existe ainda o própolis vermelho, proveniente do cajueiro.

Consumo Indicado

Se você quer tomar o própolis para reforçar a resistência, o ideal é consumir de 15 a 20 gotas por dia, do extrato puro ou diluído em água. Para crianças a quantidade indicada é de 3 a 5 gotas por dia. Agora se a sua ideia é combater um resfriado ou amenizar outros sintomas, pode tomar essa quantidade duas vezes por dia e aplicar o spray diretamente no foco da dor, quantas vezes sentir necessidade.

Nas Lojas do Empório do Mel você encontra os seguintes produtos:

Empório do Mel

Spray de Mel com Extrato de Própolis, Spray de Mel com Extrato de Própolis Sabor Gengibre, Spray de Mel com Extrato de Própolis sabor Romã e Extrato de Própolis Verde.

propolis em

Phytonatus

Spray de Mel com Extrato de Própolis, Spray de Mel com Extrato de Própolis sabor Gengibre, Spray de Mel com Extrato de Própolis Sabor Romã, Spray de Mel com Extrato de Própolis Sabor Menta e Spray de Mel com Extrato de Própolis Kids (com sabor agradável para as crianças de tutti-frutti, agrião e malva).

sprays phyto

Nós também temos diversos Méis Compostos com Própolis que vão fazer da sua alimentação uma verdadeira fonte de saúde e proteção!

meis em

meis ph

Visite uma de nossas lojas ou acesse a nossa Loja Virtual!

post relacionado

Deixe um comentário.




This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.