sal e alecrim

Sal e Alecrim Espanhol: o frescor do mediterrâneo na sua cozinha

Nas agradáveis terras que cercam o mar mediterrâneo, é cultivado um dos temperos mais marcantes da culinária europeia: o alecrim.

Originalmente, ele é encontrado no sul da Espanha, Itália, França, Portugal, Grécia e também nas ilhas Canárias, Açores e Madeira. É possível encontrá-lo também em algumas partes do norte da África.

Seu nome científico é Rosmarinus officinalis e a origem do nome latino remonta ao fato de que os romanos chamavam a planta de “orvalho do mar”, seja pelas suas flores azuladas ou pelo seu aroma fresco.

Já na região de Provence, no sul da França, o alecrim é uma das ervas mais importantes. Sua combinação com outras hortaliças aromáticas, como o tomilho, compõe o famoso Herbes de Provence.

Além do seu uso  para temperar alimentos, na época medieval era comum deixar alecrim no quarto de pessoas doentes para que eles recuperassem a saúde. O que eles não sabiam é que o alecrim de fato pode ajudar para o bem-estar, mas somente se você consumi-lo. E se for de forma frequente, melhor ainda! Ele é um ótimo estimulante, fortalece o sistema imunológico, é anti-inflamatorio e melhora a memória e o humor. Se o pessoal da Europa soubesse disso naquela época, certamente teríamos muito mais preparos culinários tradicionais utilizando o alecrim.

Outra característica peculiar do alecrim é que, enquanto outras ervas perdem seu sabor durante o cozimento junto com outros alimentos, o alecrim se incorpora perfeitamente, criando um novo sabor levemente refrescante e amadeirado.

Sua combinação com o sal marinho irá dar um toque especial em todos os pratos que você temperar, além de ser uma forma muito prática de incluir a erva no seu dia a dia. Você pode utilizá-lo na criação de outros temperos, como a sua própria manteiga aromatizada. É também ideal para temperar carnes fortes como carneiro e carne de porco, peixes brancos, salmão e frango. Ele pode ser utilizado em saladas, vegetais grelhados, queijos, sopas e molhos. E claro, não poderíamos deixar de mencioná-las: é o ingrediente ideal para as batatas assadas!

file000310324070 (1)

 

0 Comentários

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>