trufa negra blog

Sal e Trufa Negra: sofisticação em todos os pratos

Quando pensamos em alimentos sofisticados, alguns itens sempre são lembrados como o caviar, o açafrão, o kobe beef e, claro, as trufas.

Apenas quem provou essa iguaria sabe a diferença que ela faz em um prato. Podemos dizer até que trata-se de um ingrediente capaz de mudar completamente a personalidade do prato.

É possível encontrar diversos produtos com aroma trufado, mas poucos conseguem captar a sua essência e transmitir para outros alimentos. O sal é um deles, principalmente pelo fato de conter pequenos pedaços de trufas em sua composição.

A trufa é uma espécie de fungo, encontrada principalmente na Europa, que vive em uma relação de simbiose com algumas árvores, geralmente avelaneiras e carvalhos. Como a trufa não é capaz de realizar fotossíntese, ela se associa à essas árvores para adquirir nutrientes e, em troca, oferece minerais para as árvores.

Apesar de serem encontradas em uma profundidade média de 20 a 40 centímetros do solo, sua obtenção não é nada fácil. Elas só devem ser colhidas durante o inverno e com todo o cuidado, já que mesmo um pequeno dano em sua estrutura pode alterar o seu sabor.

Isso inclusive é um dos motivos de seu preço ser tão elevado, porque além de todo o cuidado com seu manuseio, ainda não é possível cultivá-las. É preciso criar as condições ideais de temperatura, umidade e ter árvores trufeiras disponíveis para que talvez as trufas consigam se desenvolver.

As trufas negras são tão raras que já foram chamadas de pérolas negras. Antigamente, nos séculos passados, era um pouco mais fácil de encontrar trufas mas, com as mudanças climáticas pelas quais estamos passando nas últimas décadas, elas se tornam cada vez mais difíceis de encontrar. Existem cães e até porcos treinados para encontrar trufas.

Os principais países produtores de trufas negras são a França, a Espanha e a Itália.

Mas mesmo sem ser um chef que domina todas as técnicas para lidar com as trufas, você também pode aproveitar esse sabor e aroma únicos nos seus pratos do dia a dia. A combinação com sal marinho preserva as propriedades da trufa e dá um toque de sofisticação em diversos pratos.

O sal com trufas negras e ideal para combinações com saladas, vegetais grelhados, risotos, peixes brancos, salmão, frango, carne de porco, carne vermelha, massas, sanduíches, pipoca, petiscos, queijos, molhos para canapés e combinações com azeite de oliva.

1 Comment

Bruno Visconti said:

Responder

No Empório Santa Maria encontrei vários itens da linha Vida Gourmet, inclusive o sal trufado. Excelente produto.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>